Ir para conteúdo
SAUDAR O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM O ANÚNCIO DA EDIÇÃO DO GUIA DAS AVES DA ALBUFEIRA DE PÓVOA E MEADAS
Publicado em 07-06-2023 |Ambiente
Enquanto processo de sensibilização, é importante celebrar (ou simplesmente lembrar) as datas comemorativas internacionalmente que os países e as organizações mundiais determinam para sublinhar as grandes causas da Humanidade e do Planeta.
 
Mas, enquanto processo de transformação positiva, será sempre fundamental que as entidades, as empresas e os indivíduos implementem políticas, medidas e práticas que contribuam objetivamente para a resolução de problemas comuns que afetem a Sociedade e o Ambiente.
 
Depois de muitas décadas em que se alvitraram possibilidades de potenciar a riqueza ornitológica do nosso território, eis que, finalmente, irá ser publicado o Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas, cujo lançamento está previsto ter lugar no próximo dia 2 de julho, com a abertura do Festival da Água e do Tempo.
 
Este Guia será indispensável para identificação das dezenas de espécies ornitológicas que, ao longo do ano, podem ser avistadas no espaço envolvente à Barragem de Póvoa e Meadas; e goza do privilégio de ter sido concebido por dois reputados especialistas na matéria: Gonçalo Elias no inventário e narrativa e Dinis Cortez na fotografia.
 
Assim, neste Dia Mundial do Ambiente, dedicado à sustentabilidade em que se apela à redução da poluição plástica, sinto um gosto redobrado pelo Município de Castelo de Vide poder lançar esta extraordinária publicação, a qual para além de ser uma ferramenta indispensável para os apaixonados pelas aves, irá certamente contribuir para a sensibilização do quanto é imperioso reduzir a pegada humana na Albufeira de Póvoa e Meadas por forma a preservar todas as espécies existentes.
 
Este livro, graficamente concebido por António Manso, e verdadeiramente enriquecido pela qualidade fotográfica de Dinis Cortez e pelo conhecimento profundo de Gonçalo Elias sobre as espécies ornitológicas existentes, será certamente um excelente contributo para a valorização ambiental do Concelho.