Ir para conteúdo
HOJE É DIA MUNDIAL DO TURISMO E CASTELO DE VIDE CELEBRA COM ENTUSIASMO O TRABALHO EFETUADO POR TODOS EM PROL DESTE SETOR FUNDAMENTAL PARA O PAÍS E PARA O CONCELHO
Publicado em 27-09-2023 |Turismo
As declarações do Secretário de Estado do Turismo, proferidas há duas semanas a propósito do percurso que Castelo de Vide tem vindo a efetuar com vista à dinamização, promoção e qualificação da atividade turística no concelho, são bastante esclarecedoras de como é apreciado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste importante setor económico.
 
Castelo de Vide está a afirmar-se no presente como destino turístico e está a preparar-se para os desafios que o Turismo irá impor no futuro, na medida em que os projetos já concretizados e em curso ambicionam termos a capacidade de se ir mais longe e de sermos melhores nas respostas prestadas a quem nos visita.
 
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo estima que o setor das viagens e turismo em Portugal vá contribuir com 40.400 milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, superando o recorde de 40.100 milhões de 2019, defendendo que o Turismo irá brevemente representar 1/5 da nossa economia nacional.
 
A nossa estatística local diz-nos que no corrente ano, desde janeiro até agosto, o número de visitantes foram:
 
1. na Sinagoga 16 057;
2. no Posto de Turismo 13 687;
3. na Casa da Cidadania 12 352;
4. na Casa da Inquisição 7 773.
 
Celebramos também com os 246 visitantes que hoje escolheram Castelo de Vide e que contribuem para o crescimento destes números impressionantes. Portugueses, Canadianos, Espanhóis, Israelitas e Italianos provaram assim a nossa boleima no Posto de Turismo apreciando um gesto que marca a diferença.
 
Os utilizadores que desfrutam do espaço público serão muitos outros milhares que nos ajudam, no dia a dia, a crescer economicamente, e por isso temos dado tanta importância à requalificação dos imóveis municipais e ao mobiliário urbano.
 
Muitas vezes somos inspirados por bons exemplos externos, outras vezes somos inspiradores. É bom ver que Lisboa, o maior destino turístico português, se esforça por também harmonizar o mobiliário urbano na Baixa, tal como Castelo de Vide fez. Nós queremos ir ainda mais longe neste objetivo, pelo que brevemente iremos reforçar a qualidade/quantidade do mobiliário utilizado nas esplanadas com um investimento de cerca de 50 000 € para ajudarmos os nossos empresários do ramo a poderem servir com mais segurança e qualidade.
 
Obrigado a todos aqueles que no nosso concelho trabalham para uma melhor hospitalidade e acolhimento!