REDE EXTRAJUDICIAL DE APOIO A CLIENTES BANCÁRIOS
O GADE, Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, informa que a Direção-Geral do Consumidor, enquanto organismo do Ministério da Economia e Mar, tem em funcionamento a Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários (denominada Rede de Apoio ao Consumidor Endividado). A Rede, composta por 20 entidades situadas de norte a sul do país, estão preparadas para, de forma gratuita, informar, apoiar e acompanhar os consumidores/munícipes que se encontrem em situação de potencial ou efetivo endividamento.
Em concreto, as entidades que integram a rede extrajudicial de apoio a clientes bancários asseguram as seguintes tarefas:
- Informar o cliente bancário sobre os seus direitos e deveres em caso de risco de incumprimento do contrato de crédito;
- Apoiar a análise, por parte do cliente bancário, das propostas apresentadas pelas instituições de crédito nomeadamente quanto à adequação de tais propostas à situação financeira, objetivos e necessidades do cliente bancário;
- Acompanhar o cliente bancário aquando da negociação entre este e as instituições de crédito das propostas apresentadas no âmbito dos procedimentos de regularização de situações de incumprimento;
- Prestar outras informações em matéria de endividamento e de sobre-endividamento;
- Apoiar o cliente bancário na avaliação da sua capacidade de endividamento, à luz dos elementos que este apresente para o efeito.
Mais informações em: https://www.consumidor.gov.pt ; https://clientebancario.bportugal.pt/entidades-da-race ; redeapoio.consumidorendividado@dg.consumidor.pt
Em caso de dúvida ou para algum esclarecimento, contacte:
Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, através de email gade@cm-castelo-vide.pt ou telefone 245 908 220.