MUNICÍPIO DE CASTELO DE VIDE ASSUMIU TRANSFERÊNCIAS DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA SOCIAL E JÁ TEM NOVO GABINETE E EQUIPA TÉCNICA PARA ATENDIMENTO SAAS
Publicado em 05-05-2023 |Municipais
Já entrou em funcionamento o novo Gabinete de Ação Social, agora da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal de Castelo de Vide, com funcionamento nos dias úteis, em horário de expediente das 9.30h às 16.30h, no Centro Municipal de Cultura.

A título simbólico e a marcar esta passagem de testemunho, tive o gosto de receber esta quinta-feira a Sr.ª Diretora do Centro Distrital Sandra Cardoso que visitou este novo Gabinete, o qual ficará a cargo da técnica Angelina Serra coadjuvada pelo psicólogo Arcílio Pinto.

Sempre defendi que as respostas locais de proximidade são sempre mais eficientes e eficazes do que as dependentes de estruturas externas ao território. Por tal razão acredito que este Gabinete reúne todas as condições para que o apoio social à comunidade possa ser mais incisivo garantindo-se um acompanhamento permanente dos casos sinalizados, bem como uma maior complementaridade com os serviços já existentes.

Assim, dou as boas-vindas à Angelina e ao Arcílio, cuja integração na nova família profissional do município, estou certo, será imediata, estando convito que a competência e dedicação em prol da comunidade serão totais.

Destaco a importância da técnica Angelina Serra, anteriormente quadro do ISS,IP, ter vários anos de experiência nestas matérias, o que certamente contribuirá para que o Município assuma esta nova responsabilidade com a firme vontade de melhorar o atendimento e acompanhamento social de proximidade aos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade deste concelho.

Assim, doravante, a Autarquia passará a assegurar:

1. O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), destinado a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social;

2. O acompanhamento dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção; e

3. Situações de emergência social.

Será certamente mais um desafio para o pelouro da Ação Social que a vereadora Helena Esteves irá coordenar com verdadeiro entusiasmo.